Serra da Arada - De Regoufe a Drave

14/04/2013

Trilho da Água em Vouzela


 Aproveitando o regresso, à muito tempo esperado, do Sol decidimos fazer mais uma caminhada, tendo a escolha recaído no PR8 - Trilho da Água e da Resina, em Vouzela. 

Este percurso desdobra-se em dois, separando o da água do da resina, tendo nós optado pelo primeiro, dado que a existência de água e moinhos sempre desperta mais a atenção e a curiosidade de conhecer.

Assim bem cedo, o Francisco, o Calé e o Bruno seguiram para Queirã em Vouzela, local onde se inicia o percurso, e lá se reuniram com os restantes elementos do grupo, o Vicente, a Mariana e o Amaral. com o grupo reunido lá iniciámos o percurso.

Confesso que não tinha grandes expectativas e o início por estrada não ajudaram a alterar essa convicção, mas pelo menos ir-se-ia caminhar durante algumas horas dado que o percurso tem cerca de 13 km, no seu total.

A saída do alcatrão e a posterior descida para a primeira ribeira começam a alegrar o percurso e aos poucos começa a agradar aos caminheiros.

O ponto alto do percurso chega um pouco mais tarde quando se chega junto dos moinhos e se percorre uma velha levada. Nesta altura do ano a água corre em abundância e a própria levada tem água o que ainda dá mais beleza ao percurso.

O resto do passeio não deixa de ser interessante, percorrendo-se quase todo ele em trilhos onde a beleza campestre e a água estão sempre presentes. As aldeias percorridas ainda têm alguns vestígios da sua antiguidade e da traça antiga.

Ainda no património destacam-se as "Fontes Velhas" de Queirã, Loumão e de Igarei, todas elas brasonadas e que poderão ter sidos construídas pelos anos de 1500 por ordem de D. Luís. 

Um percurso agradável, sem grande dificuldade física, onde mais uma vez a água e o património dão o seu encanto.




Entre a água e os moinhos

0 comentários: