Serra da Arada - De Regoufe a Drave

07/07/2013

Com um grupo pela Serra da Freita




Ontem foi dia de conduzir um grupo de amigos do trabalho e familiares por uma caminhada ao longo da Serra da Freita.

Iniciámos o percurso junto à aldeia de Albergaria da Serra, junto ao Rio Caima, na direcção da Portela da Anta. Daí seguimos até à aldeia da Castanheira onde pudemos observar o fenómeno das 'Pedras Parideiras'.

Partimos de seguida na direcção da Frecha da Mizarela, passando em zona mais escarpada e com vistas espectaculares.

À passagem pela zona de escalada de Cabaços de Baixo alguns elementos do espirito-de-aventura (Pina Jorge, Amaral e DJ) esperavam-nos para permitir a iniciação à escalada, a quem quisesse experimentar.

Nesta fase o calor apertava, mas mesmo assim diversos elementos do grupo experimentaram a adrenalina de subir por uma parede de rocha apenas suspensos por uma corda.

O calor tornou impossível ficar na escalada por mais tempo, pelo que continuámos a caminhada até ao Rio Caima onde, as suas águas frescas deliciaram os caminheiros. A chegada foi na hora certa pois os aventureiros já apresentavam algumas dificuldades físicas devido à temperatura elevada.

Depois de refrescados foi caminhar um pouco até a Albergaria da Serra e retemperar as forças com as iguarias que cada um levou. O local escolhido para o pic-nic foi mesmo o coreto da aldeia, onde a sombra nos protegeu do Sol abrasador.